carregando
logo
  • Notícias
  • Cidades
  • Videos
  • Audios
  • Coberturas
  • Tempo
  • Contato
  • Artigo

    MAU USO - Lixo contrasta beleza do Lago Azul

    home access_time chat_bubble_outlineCidades
    FONTE

    Quem cuida do Lago?

    por - Sebastião Amorim - As imediações de parte do Lago Azul, em Araputanga, amanheceram neste sábado (15/12) cobertas de latas de bebida alcóolica, contrastando com a bela paisagem.

    Está na hora das pessoas valorizar o patrimônio que temos na cidade, não danificando e, inclusive denunciando práticas nocivas à convivência em sociedade. 

    Se não desenvolvermos a prática de preservação do patrimônio e de nossa cultura, nada teremos para apresentar aos nossos filhos e netos em futuro breve, sem dizer que a fama de maus conservadores da cidade, pode se voltar sobre o conjunto da sociedade, dificultando o desenvolvimento urbano e, mantendo possíveis visitantes longe.

    Outrora admirado pela beleza e pela quantidade de peixes que vivia nas águas turvas lacustres, nos últimos anos, aparentemente o cuidado dos usuários com o local, passa por certo desleixo, sugerindo mais atenção por parte do Poder Público.

    O problema é antigo; em 19/07/2016 ao usar da palavra, durante Audiência Pública, o Presidente do Conseg Municipal, dirigiu-se ao então prefeito declarando “Tenho medo de caminhar ali”, referindo-se à sensação de insegurança percebida no entorno do Lago.

    RESPONSÁVEL

    Quem cuida do Lago Azul, hoje...?    Quantos Seguranças estão a trabalhar no local, para que se evite o mau uso?  Por que se permite festividades que espalham e abandonem o lixo no local?

    Sem dúvida, foi comentada positivamente a festa do Réveillon/2018. Na ocasião, dos cerca de duzentos e vinte e um mil reais para realiza-la, R$214.506,51 foram obtidos através do Convênio número 857-2017 firmado entre o Município de Araputanga e a Secretaria de Estado de Cultura.

    A confraternização embalada por sonorização e, regada com bebida, que marcou a entrada para o ano 2018 alegrou aos participantes e, tudo seria quase perfeito, não fosse o acúmulo de lixo que ficou  espalhado nas proximidades do Lago e, permaneceu a maior parte do primeiro dia do ano, onde foi lançado; também é preciso dizer, para que a falha não se repita, que as águas do Lago Azul, abrigaram grande quantidade de tal lixo, com destaque para latinhas de bebidas, sem dizer do material que afundou, prejudicando ainda mais a qualidade da água escura e, por consequência, a vida que em tais águas, habita.

    Ao tomar posse, em 01/01/2017 os representantes do povo,  prometeram zelar do bem estar do povo, promovendo seu desenvolvimento, etc... tais personagens deveriam se interessar pela questão, exigindo do Executivo que regulamente o adequado uso do Lago Azul, a fim de preservá-lo como Cartão Postal natural, da cidade.

    1 - ARAPUTANGA – Lixo da festa de réveillon espalhou pelo entorno do Lago Azul

    2 - ARAPUTANGA – Convênio de R$221 mil custeou festa do réveillon